PUBLICIDADE CMM

Últimas Noticias

Idam participa de regularização de 60 produtores rurais indígenas, em São Gabriel da Cachoeira

Em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), 60 documentos, dos quais 16 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e 44 Cartões do Produtor Primário (CPP), foram entregues a agricultores indígenas da etnia Yanomami. A entrega foi realizada com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), durante ação realizada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), encerrada nesta terça-feira (12/12).


A ação voltada à documentação iniciou na última sexta-feira (08/12) e teve como foco a regularização e a facilitação do acesso dos produtores rurais indígenas às políticas públicas voltadas ao setor primário, segundo o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

“Garantir a regularização dos produtores rurais é um compromisso que o Idam tem, uma vez que como esses documentos em mãos, os trabalhadores atendidos durante a ação poderão participar de políticas públicas, como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Então, realizar esse atendimento às aldeias indígenas é abrir portas para que tenham mais facilidade para comercializar sua produção e terem um aumento de sua renda e qualidade de vida”, pontuou o diretor-presidente.

As ações atenderam as aldeias Maturacá, Ariabú, Vila Verde e Santa Maria. Ao todo, 44 famílias foram atendidas pela ação, que visa preparar os produtores indígenas para participar das chamadas públicas de 2024. Participaram da ação o técnico agropecuário do Idam, Ednelso Cabuia Maraguá, além do engenheiro agrônomo do instituto, Roney de Carvalho.

“Em 2024, o Idam tem como uma das prioridades intensificar a regularização de produtores rurais indígenas e, inclusive, já temos agendado um mutirão de documentos para janeiro, ou seja, mês que vem”, adiantou o engenheiro agrônomo do Idam.

Fotos: Divulgação/Idam

Nenhum comentário