PUBLICIDADE CMM

Últimas Noticias

Fapeam divulga resultados de quatro editais para pesquisadores do Amazonas

Resultados de quatro chamadas públicas para cientistas do Amazonas foram disponibilizados no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), são eles: Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação; Programa Horizon Europe 2021-2027; Programa GCUB de Mobilidade Internacional e Programa Inova Amazônia Módulo Tração.


No total, 50 propostas de projetos de pesquisa foram aprovadas. Os resultados podem ser acessados em: https://bitly.ws/39a9m

Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação reconhece publicamente e premia pesquisadores e profissionais de comunicação com notável trajetória no estado e relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e para o desenvolvimento econômico do Amazonas.

O objetivo é também estimular a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido por pesquisadores que atuam no estado.


Programa Horizon Europe 2021-2027

Em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Programa tem como propósito financiar projetos de pesquisa e inovação, que tenham como finalidade combater as alterações climáticas, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e estimular a colaboração em pesquisas.

A chamada também apoia a criação e melhor difusão de tecnologias e conhecimentos de excelência.


Programa GCUB de Mobilidade Internacional

Na condição de integrante do Confap, a Fapeam participa do Programa GCUB de Mobilidade Internacional. O objetivo é a implementação e acompanhamento das cotas de bolsas para os estudantes estrangeiros e para as universidades localizadas no Amazonas.


Programa Inova Amazônia Módulo Tração

O programa é destinado a fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

A ação busca, ainda, gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.


FOTO: Érico Xavier / Fapeam

Nenhum comentário