PUBLICIDADE CMM

Últimas Noticias

Prefeitura de Manaus dá início à programação para discutir políticas de proteção básica e especial na Assistência Social

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta quinta-feira, 31/10, à programação do 1º encontro “Construindo Conexões”, realizado pelos departamentos de Proteção Social Básica e Especial da secretaria, responsáveis pela execução de diferentes políticas de proteção na capital.


Com duração de dois dias e realizado no Parque Municipal do Idoso (PIM), na zona Centro-Sul, o evento tem o objetivo de promover um espaço de integração, diálogo e debates entre os servidores de diferentes equipamentos socioassistenciais da gestão municipal, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros Especializados de Assistência Social (Creas), serviços de acolhimento institucional e outros.

“Sempre buscamos desenvolver melhorias para o atendimento da população que mais precisa de nossos serviços, por isso é tão importante que esses dois departamentos mantenham um diálogo constante e coeso. Promover esses debates nos torna capazes de atender à população de forma mais qualificada e precisa”, destacou a secretária Dermi Rayol, da Semasc.

O primeiro dia de atividades contou com quatro painéis de exposição, abordando temas como a conceituação e as atribuições de cada uma das políticas de proteção social, serviços de proteção integral e especializados, além de discussões acerca da intersetorialidade dos atendimentos.

De acordo com Jucimaria Menezes, diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), responsável pela prevenção a situações de violação de direitos por meio de políticas e serviços oferecidos pelas unidades Cras e Casas Cidadãs, as discussões promovidas são de suma importância para entender melhor os problemas trazidos pela população e pensar em soluções eficientes e qualificadas.

“Hoje, temos muitas pessoas que chegam aos Cras com situações que denotam necessidades que devem ser atendidas e acompanhadas por outros equipamentos, muitas vezes parte da proteção social especial. Esse momento de diálogo entre diferentes equipes é fundamental para o sucesso do trabalho que realizamos no dia a dia com a população”, explicou.

Já o Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), comandado por Helane Moreira, lida, de maneira simplificada, com situações onde a violação de direitos já ocorreu, trabalhando o acompanhamento psicossocial de famílias e indivíduos a fim de garantir a quebra de ciclos de violência e sua ressocialização. Para Helane, toda a população é beneficiada quando o diálogo entre os dois departamentos é estimulado e desenvolvido.

“Na proteção social especial, possuímos um leque quase infinito de informações e medidas para trabalhar com casos delicadíssimos, então é preciso disseminar essas informações e garantir que a população entenda o nosso papel na cidade. Entender isso é mostrar que o usuário precisa de um atendimento amplo e completo para construir e garantir sua cidadania”, finalizou.

A programação da primeira edição do encontro “Construindo Conexões” segue até esta sexta-feira, 1º/11, com a continuidade dos painéis de exposição, debates e outras dinâmicas.

Foto - Diego Lima/Semasc

Nenhum comentário