DPE-AM participa de reunião em Brasília para destinar recursos federais para procedimentos cardíacos no Amazonas
Valor a ser destinado por meio de emenda parlamentar para Hospital Francisca Mendes é suficiente para realizar mais de mil cateterismos e 400 angioplastias; Núcleo de Defesa da Saúde tem atuado para garantir manutenção dos serviços prestados pelo hospital
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Saúde (Nudesa), participou de uma reunião na segunda-feira (11), em Brasília, com representantes da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e o senador Plínio Valério para tratar sobre oferta de serviços pelo Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), que é a unidade referência em cardiologia no Estado.
Segundo o coordenador do Nudesa, defensor público Arlindo Gonçalves, que participou da reunião, a DPE-AM tem atuado junto ao Estado para garantir manutenção dos serviços prestados pelo hospital, assegurando o atendimento especializado aos pacientes cardiopatas. “Identificamos a necessidade de aquisição de insumos, bem como a aquisição de uma nova máquina de hemodinâmica. Diante destas necessidades, temos feito reuniões com a SES na busca de soluções”, disse.
“Estivemos no gabinete em Manaus do senador Plínio Valério, a fim de sensibilizá-lo quanto à necessidade de encaminhamentos de verbas ao hospital. O resultado da reunião foi positivo, pois o senador se comprometeu a realizar um repasse, via emenda parlamentar, de R$ 1,2 milhão, que deverá ser utilizado para custear procedimentos realizados pelo Francisca Mendes”, explicou.
O valor é suficiente para a realização de mais mil cateterismos e 400 angioplastias, a mesma quantidade de procedimentos garantidas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em agosto deste ano entre a DPE-AM e o Estado.
Sobre os procedimentos
O cateterismo cardíaco é um exame pelo qual é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais do órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias (doenças do coração).
A angioplastia, por sua vez, é uma técnica que visa desobstruir artérias estreitas ou bloqueadas.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário