PUBLICIDADE CMM

Últimas Noticias

Em escolas de Tabatinga, Defensoria promove ação de conscientização sobre os direitos das mulheres

Objetivo é orientar alunos para que, desde jovens, compreendam e identifiquem os tipos de violência e saibam o que fazer em casos de violações


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Tabatinga realizou, nesta quinta-feira (21), uma ação de conscientização sobre os direitos das mulheres. A atividade, que alcançou cerca de 400 alunos das escolas estaduais Conceição Xavier-GM3 e Duque de Caxias, faz referência ao Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher (25 de novembro).

Coordenadora da ação, a defensora pública Jéssica Matos explica que o objetivo é promover educação em direitos para alunos e alunas do Ensino Médio, para que, desde jovens, compreendam e identifiquem os direitos das mulheres, conscientizem-se a respeito e saibam o que fazer caso tenham ou conheçam pessoas que tenham seus direitos violados.

“Trabalhamos o Direito em forma de dinâmicas, com frases comuns, usuais do dia-a-dia, que foram naturalizadas como corretas, mas que, na verdade, não são. Fizemos isso para que os jovens verificassem se entendem que é correto falar determinadas frases ou não e por qual motivo. A atividade permitiu reflexões, quebrou tabus e aprimorou o conhecimento”, destacou a defensora.

Em uma das atividades, por exemplo, foram trabalhados os conceitos de violência física, moral, patrimonial, sexual e psicológica. “Tudo foi feito de forma divertida, sem julgamentos. Os adolescentes estavam abertos ao diálogo”, disse a defensora.

“Ao final, os jovens apresentaram para a equipe da Defensoria os cartazes que elaboraram, feitos com base nas pesquisas sobre a temática, as quais se trataram de violência doméstica, familiar, violência contra a pessoa negra e o dia 25 de novembro, o que aconteceu neste dia e porque virou o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher”, acrescentou Jéssica Matos.

Para a defensora, além de promover a educação em direitos, a ação aproximou ainda mais a Defensoria Pública da população. “Isso é muito importante, tendo em vista que muitas pessoas têm medo, receio de denunciar, não se sentem acolhidos em determinadas instituições”, observa.

“Também é uma forma de a Defensoria Pública conhecer melhor a sociedade jovem e sua família, seus pensamentos, seus medos e seus receios, pois, durante as atividades, ouvimos relatos como o receio de denunciar e de alguma forma a denúncia lhe prejudicar, entre outras coisas”, disse.

Ao final da ação, a equipe da Defensoria distribui folders informativos para que os jovens leiam e divulguem para familiares e amigos. O material contém informações para que todos saibam onde procurar atendimento da DPE-AM na cidade caso conheçam alguém ou estejam em situação de violência.

A ação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Atuação Estratégica na Proteção e Defesa das Mulheres (Gadem). No início do mês, a Defensoria realizou capacitação para professores das duas escolas para trabalharem o tema em sala de aula.

Foto: DPE-AM/divulgação

Nenhum comentário