PUBLICIDADE CMM

Últimas Noticias

Prefeitura reforça orientações aos servidores da saúde sobre formas de violência contra pessoas idosas

A Prefeitura de Manaus promove, nesta sexta-feira, 30/5, às 9h, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, localizado no bairro Da Paz, zona Centro-Oeste, uma “Roda de Conversa sobre Prevenção a Violência contra a pessoa idosa”, que reunirá profissionais e gestores de saúde do Distrito Rural da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


A ação integra a programação do “Junho Violeta”, um movimento anual que tem como objetivo alertar a população sobre as formas de violência às pessoas idosas e fortalecer seus direitos.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Eliny Rocha, informa que o “Junho Violeta” é uma ação importante para que a sociedade reflita sobre as formas de violência nas quais os idosos podem ser vítimas. Para muitas pessoas, explica Eliny, a concepção de violência é restrita ao abandono, à negligência física ou financeira, por exemplo, mas existem outras maneiras, muitas vezes sutis, de constranger, invalidar o discurso e reduzir a importância de uma pessoa idosa.

“O idadismo, por exemplo, é uma forma de violência. Quando alguém trata um idoso como se ele fosse incapaz, menos inteligente por causa da idade, isso é um preconceito. A infantilização do idoso, também. Uma pessoa não quer ser integrada como uma criança que não tem capacidade de fazer suas escolhas. A oficina vai abordar esses temas, porque o profissional de saúde tem contato direto com idosos e seus familiares, e precisa estar preparado para orientá-los sobre as formas de violência à pessoa idosa”, ressalta a enfermeira.

Além da qualificação com abordagem nos tipos de violência, o escritório também vai abranger os canais de denúncia, a rede de proteção e a discussão do fortalecimento da assistência à pessoa idosa.

Além do Disa Rural, os profissionais e gestores de todos os distritos de saúde da Semsa participam das dinâmicas sobre o “Junho Violeta”. No Disa Sul, a roda de conversa acontece no dia 3/6, enquanto no Disa Oeste, o evento ocorre no dia 9/6. Os profissionais de saúde do Disa Leste se reunirão no dia 13/6 e, no dia 24/6, serão uma vez os servidores do Disa Norte.

O tema será ampliado em todas as unidades da Semsa onde as equipes de saúde abordarão nas salas de espera dos estabelecimentos de saúde.

Foto - Divulgação/Semsa

Nenhum comentário