PUBLICIDADE CMM

Últimas Noticias

Propostas voltadas ao saneamento e à sustentabilidade vencem etapas do Pré-CEP no interior

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) realizou, nesta semana, duas etapas do Pré-CEP — evento preparatório para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que acontecerá entre os dias 13 e 15 de agosto, em Manaus.


As atividades foram realizadas nos municípios de Presidente Figueiredo, nos dias 12 e 13, e Rio Preto da Eva, no dia 14, reunindo profissionais do sistema Confea/Crea em torno de debates e propostas que poderão transformar a realidade das cidades do interior do Amazonas.

Segundo a presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, as edições realizadas no interior foram marcadas por grande participação e importantes contribuições.

“As duas edições do Pré-CEP que realizamos esta semana foram muito proveitosas, com discussões relevantes e a eleição dos delegados dos municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, que irão representar seus municípios no Congresso Estadual de Profissionais”, disse Alzira.

A dirigente do Crea lembrou ainda que o CEP será realizado de 13 a 15 de agosto, no Studio 5, onde também acontecerá o Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas (CENATEC). “Será o maior evento técnico-científico da região Norte”, pontua.

Propostas voltadas à realidade local

Em Presidente Figueiredo, o delegado eleito foi o engenheiro de pesca Janderson Garcez, com a proposta intitulada “Sustentabilidade na Terra das Cachoeiras”. A iniciativa aborda os desafios do município em relação ao saneamento básico, descarte de resíduos e o impacto do turismo sem planejamento ambiental adequado.

“Trouxemos questões como o lixão, o desmoronamento de encostas por falta de manejo das águas pluviais, e a ausência de coleta seletiva. Nosso município, que é turístico, gera muitos resíduos que poderiam ser aproveitados. A ideia é buscar soluções sustentáveis que preservem os recursos naturais e tornem o turismo ambientalmente viável”, explicou Janderson.

Já no município de Rio Preto da Eva, o inspetor do Crea-AM, engenheiro ambiental Manoel Viana, liderou a equipe formada por Weyner Santiago e Carol Luiz, vencedora da etapa. A proposta apresentada trata da criação de uma dotação orçamentária para financiamento do saneamento básico nos municípios, com repasses da União nos moldes do SUS e do Fundeb.

“O prazo definido pelo marco legal do saneamento básico já se esgotou e muitos municípios ainda enfrentam grandes dificuldades. Por isso, propomos um modelo de financiamento que assegure recursos e responsabilidade às prefeituras para implantação de sistemas de saneamento e manejo de resíduos sólidos”, defendeu Manoel Viana.

A presidente Alzira Miranda também destacou a expressiva participação da comunidade técnica local em Rio Preto da Eva, além da presença da prefeita, professora Socorro.

“Tivemos muitas propostas relevantes, o que tornou difícil a escolha de apenas uma. A participação massiva dos profissionais e da prefeita demonstrou o compromisso com o fortalecimento do nosso sistema e com o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.

As etapas do Pré-CEP continuam sendo realizadas em diferentes municípios do Amazonas até o mês de julho, com o objetivo de ampliar a participação dos profissionais e garantir representatividade nas discussões do Congresso Estadual.

Próxima parada

“Já deixem anotado, profissionais de Manacapuru: nos dias 4 e 5 de junho, estaremos realizando o Pré-CEP no seu município. Participem! Temos premiações e propostas que podem impactar todo o Sistema Confea/Crea/Mútua, a partir das suas ideias”, destacou a presidente.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário