De estagiária a servidora concursada: analista jurídico toma posse para fortalecer os quadros da DPE-AM no interior
Nova servidora efetiva da Defensoria Pública ingressou como estagiária em 2019, foi residente jurídica por três anos em Lábrea, assessora na capital e agora atuará em Manicoré
A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) empossou, nesta segunda-feira (2), mais um servidor aprovado em concurso público. A analista jurídica Joelma Pinto de Almeida fortalecerá o quadro de servidores auxiliares da DPE-AM em Manicoré, sede do Polo do Médio Madeira.
A cerimônia de posse foi realizada na sede administrativa, em Manaus. Familiares com amigos do servidor participaram da solenidade.
Joelma tem uma trajetória de seis anos dentro da Defensoria do Amazonas, onde começou como estagiária, atuou como residente jurídica e, mais recentemente, como assessora jurídica na área de família.
"Comecei estagiando aqui em Manaus, na sede administrativa, em 2019. Logo depois que concluí minha graduação, passei no processo seletivo e fui atuar como residente jurídico em Lábrea, no Polo do Purus, onde fiquei três anos. Agora, estava trabalhando como assessora na capital", explicou.
Um analista jurídico diz que seu sonho é ser defensora pública e que continuará estudando para alcançar esse objetivo.
"A Defensoria Pública para mim é um espelho de vida. Trabalhar aqui é receber dois avanços, um financeiro e outro moral. O financeiro é aquele que a gente recebe todo o final do mês. O ganho moral é saber que o seu trabalho de alguma forma contribui com a sociedade mais justa, igualitária", disse.
Um servidor a disse que é gratificante fazer parte da mudança na vida da população que mais precisa. "A Defensoria não presta apenas assistência jurídica à população, a gente vai muito além do que isso. A Defensoria também é um órgão educador de direitos e de promoção de direitos humanos. Para mim trabalhar na Defensoria Pública é uma grande realização", declarou.
Durante a solenidade, o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, disse que dar posse em carga eficaz a um servidor que já atua na DPE-AM é emocionante. “Nós ficamos muito felizes em saber que essa carga vai ser ocupada por uma pessoa, como muitas outras daqui, que começou como estagiária, virou residente, avaliadora e, com seu esforço e mérito, hoje chegou por concurso público, que é disputadíssimo.
O corregedor-geral da DPE-AM, Clóvis Barreto, destacou que, por sua trajetória na instituição, um novo analista já demonstrou que é vocacionado para a missão da Defensoria Pública. "Para nós, é muito bom ter um servidora como você, que já foi testado no campo de batalha, que é vocacionado. Como vetor de transformação social e redução de desigualdades, é de pessoas com essas qualidades que nossa instituição precisa", disse.
Até então chefe imediato de Joelma na área de família, o defensor público Helom Nunes destacou como qualidades profissionais. “Eu sinceramente acredito que em breve teremos a alegria de ver você tomar posse como defensora pública, porque você tem a alma, o sangue, a cor, a vontade e está se preparando para isso”.
“Enquanto estivermos no cargo de analista, espero que faça de cada dia uma razão de existir e uma oportunidade de aprender mais, tanto do trabalho quanto como ser humano”, acrescentou.
Também estiveram presentes na solenidade de posse o 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins, e a diretora de Gestão de Pessoas, Edineida Gato.
Foto: Brayan Riker/DPE-AM
Nenhum comentário