Estudantes universitários terão experiência imersiva na Defensoria Pública com o projeto #PartiuDefensoria
O projeto é aberto a faculdades e instituições de ensino que tenham interesse em levar seus alunos para conhecer a instituição
Os estudantes universitários devem conhecer de perto a atuação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) por meio do projeto #PartiuDefensoria, iniciativa da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam). A primeira edição acontece no dia 17 de setembro, às 9h, na sede da Defensoria, em Manaus, com a participação de alunos do Ciesa.
De acordo com o diretor da Esudpam, defensor público Helom Nunes, a proposta vai além de uma simples visita guiada. O objetivo é aproximar futuros profissionais do Direito da missão constitucional da instituição e do impacto social de sua atuação.
“O #PartiuDefensoria é mais que uma visita, é um convite para mergulhar no coração da Defensoria Pública. A ideia é que possamos falar da importância constitucional da Defensoria Pública e seu papel como função essencial à Justiça”, explicou.
Durante a programação, os estudantes vão assistir a uma aula sobre a Defensoria Pública e conhecer a rotina dos atendimentos que acontecem na sede.
Para o defensor Helom, abrir as portas da Defensoria para os universitários é uma oportunidade de transmitir valores que ultrapassam a teoria jurídica.
“A Defensoria já é um ambiente de acolhimento para a população, e proporcionar que os estudantes vivenciem um pouco dessa experiência faz com que compreendam sua função social”, afirmou.
Como participar
A participação no projeto é organizada por meio das instituições de ensino. Para agendar uma visita, o coordenador de curso, professor ou diretório acadêmico deve enviar solicitação para o e-mail esudpam@defensoria.am.def.br, informando o nome da instituição, turma, quantidade de participantes e um número de WhatsApp para contato.
Os agendamentos devem ser feitos exclusivamente pelas universidades ou centros acadêmicos interessados em integrar seus estudantes ao projeto.
“Quem optar por seguir carreira aqui não fará isso por acaso, mas com a consciência do compromisso com os mais vulneráveis. E mesmo aqueles que seguirem em outras carreiras jurídicas levarão o respeito e a compreensão do papel da Defensoria como instituição voltada para construir uma sociedade mais justa e solidária”, disse.
Texto: Ed Salles
Foto: Divulgação
Nenhum comentário